ENCONTRO

CIAAR sedia Reunião Setorial do Sistema de Mobilização Militar do Ministério da Defesa

Evento foi coordenado pela Chefia de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas
Publicada em: 10/11/2023 12:41
Imprimir
Fonte: CIAAR, por Tenente Ívna
Edição: Agência Força Aérea

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG), sediou a Reunião Setorial do Sistema de Mobilização Militar (SISMOMIL), evento do Ministério da Defesa coordenado pela Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). O encontro ocorreu nos dias 30 e 31/10.

Durante o plenário, o Capitão de Mar e Guerra Paulo Sergio Camillo de Toledo, da Seção de Coordenação da Mobilização Militar do Ministério da Defesa, discorreu sobre a Mobilização Militar e sobre as funcionalidades do Sistema de Apoio à Decisão Logística e de Mobilização de Defesa (Sistema APOLO). Na ocasião, também foi realizada uma capacitação referente ao Módulo de Empresas Mobilizáveis (MODEMOB), integrado ao Sistema APOLO.

“Nosso objetivo aqui é trazer ao pessoal das Organizações Militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira conhecimento quanto à mobilização nacional e militar. É sabido que esse assunto é pouco conhecido por nós, militares, por isso estamos realizando este trabalho de conscientização, inicialmente entre os militares e, posteriormente, junto ao empresariado brasileiro, em que discorremos sobre as normas e as previsões para a decretação de uma mobilização e quais são as atividades necessárias ao preparo e à execução dessa atividade”, informou o Comandante Toledo.

Ainda, conforme o Chefe da CHELOG, caso haja a necessidade de decretar uma mobilização, primeiramente é preciso que os vínculos estejam bem firmados. “É importante que a interlocução entre as Forças Armadas seja concreta, especialmente entre os representantes das Forças e as entidades empresariais. Portanto, nós incentivamos essa interação entre os militares dessa região, do estado de Minas Gerais, com a Federação das Indústrias do Estado e do Comitê da Indústria de Defesa de Minas Gerais”, destacou.

A reunião setorial contou com a participação de militares, entre Oficiais, Suboficiais e Sargentos de Organizações Militares da Aeronáutica, Exército e Marinha, sediadas em Lagoa Santa e Belo Horizonte, que também contribuíram com suas experiências no cadastramento de Empresas de Interesse da Mobilização (EIMOB) no MODEMOB.

Sobre o Sistema

O APOLO foi desenvolvido em alinhamento com a Estratégia Nacional de Defesa, com ênfase na interoperabilidade das informações provenientes dos sistemas logísticos das Forças Armadas e outros sistemas nacionais relevantes.

O MODEMOB desempenha o papel de identificar, cadastrar e credenciar estabelecimentos comerciais ou industriais que, em situações de mobilização, possuam as capacidades técnicas e estruturais necessárias para fornecer materiais, serviços, pessoal e instalações indispensáveis para atender às necessidades logísticas das Forças Armadas.

O Ministério da Defesa opera um avançado Centro de Coordenação de Logística e Mobilização em Brasília, utilizando as funcionalidades do APOLO para coletar, processar, armazenar e apresentar as informações relevantes para os setores de Logística e de Mobilização Militar e Nacional.

Fotos: CIAAR